UTI Neonatal e Pediátrica da Santa Casa de

Assis recebe doação de fundação americana

 

Contribuição foi destinada à construção da UTI Neonatal e Pediátrica,

cuja obra deverá iniciar em julho próximo

 

 

Mesmo em meio à pandemia da Covid-19, a Santa Casa de Assis não para e segue em frente com projetos antes planejados, graças ao empenho das equipes e à generosidade de muitos. Voluntários, sensibilizados com o teor das propostas, e vislumbrando o impacto que estas representam para a saúde da população local e da região, têm se engajado cada vez mais na "Santa Causa".

Neste momento, o destaque fica por conta da contribuição da empresária americana Daniela Behring que destinou a quantia de U$ 4 mil para a construção da UTI Neonatal e Pediátrica da Santa Casa de Assis. A doação foi feita por meio da Behring Global Educational Foundation (Califónia/EUA), à qual pertence a empresária.

A verba chegou em momento oportuno, já que o projeto arquitetônico da UTI Neonatal está pronto e os demais projetos (estrutural, elétrico, hidráulico e de prevenção de incêndio) estão sendo finalizados para que a obra seja iniciada no mês de julho, com previsão de término em dezembro deste ano. 

“Agradecemos a iniciativa da senhora Daniela Behring que, indiretamente, salvará e proporcionará certamente saúde para muitas crianças. Atitudes como esta renovam a nossa motivação e as nossas esperanças”, destacou a provedora da Santa Casa de Assis, Profª Drª Telma Gonçalves Carneiro Spera de Andrade.

A Behring Global Educational Foundation tem se dedicado a melhorar a educação, a saúde e o bem-estar dos indivíduos em todo o mundo, fornecendo soluções abrangentes e baseadas nas necessidades locais, desde o ano 2000.

UTI NEONATAL – A Santa Casa de Assis tem buscado, desde 2019, doadores para a construção da UTI Neonatal e Pediátrica, ambiente que será preparado para receber bebês que poderão vir a nascer antes da data prevista do parto, com algum problema que possa comprometer a sua sobrevivência. A UTI Neonatal e Pediátrica será destinada também aos recém-nascidos com baixo peso ou que apresentem complicações que possam interferir no seu desenvolvimento como, por exemplo, alterações cardíacas ou respiratórias. Será ainda, um ambiente para atendimento especializado integral de crianças gravemente enfermas.

A Maternidade da Santa Casa de Assis registrou em 2019, por exemplo, 27 nascimentos de bebês em condições prematuras, dos quais 20 foram por atendimento de particular e de convênio. Os sete bebês que necessitaram da UTI neonatal pelo Sistema Único de Saúde (SUS) foram transferidos para o Hospital Regional de Assis, por meio de equipes especializadas para a remoção. Os demais bebês de atendimento particular ou convênio foram para hospitais distantes cerca de 120 quilômetros, em municípios como Marília, Ourinhos e Presidente Prudente. Percorrer qualquer distância com um bebê prematuro ou em estado grave, é extremamente temerário e exige uma transferência adequada e segura. Daí a necessidade de uma UTI Neonatal e Pediátrica na Santa Casa de Assis.

O projeto da UTI Neonatal e Pediátrica prevê a construção e reforma da Maternidade da Santa Casa de Assis e contará com seis leitos para neonatologia e quatro leitos pediátricos, Banco de Leite, conforto para funcionários, Ucinca (Unidade de Cuidado Intermediário Neonatal Canguru) e Ucinco (Unidade de Cuidado Neonatal Convencional), vestiários e sanitários para funcionários. Estão previstos ainda no projeto, áreas livres, reforma da recepção, sanitários, área de circulação, enfermarias, apartamentos, centro obstétrico e unidades de apoio.

O projeto arquitetônico da UTI Neonatal está pronto e os demais projetos (estrutural, elétrico, hidráulico e de prevenção de incêndio) estão sendo finalizados para que a obra seja iniciada no julho próximo, com previsão de término em dezembro deste ano (Fotos: Comunicação Santa Casa Assis)